segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Bolo de Fruta




Ingredientes:
- Fruta variada (pêssego, ananás, manga)
- 5 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 3 pacotes de natas
- 1 chávena (almoçadeira) de açúcar
- 2 chávenas (almoçadeira) de farinha
- 1 chávena (almoçadeira) de leite
- 1 clhr de sopa de manteiga (derretida)

Como eu faço:
Bate-se 5 gemas com o açúcar e depois junta-se a farinha, o leite e a manteiga derretida. Bate-se as claras dos 5 ovos em castelo e junta-se à massa anterior. Leva-se ao forno numa forma untada com manteiga e polvilhada de farinha, a 180ºC cerca de 45 min (dependendo da potência do forno).
Entretanto bate-se um pacote de natas até ficarem firmes e mistura-se o leite condensado, mexendo com a colher de pau para envolver bem. Reserva-se este preparado.
Depois corta-se a fruta em quadradinhos e em tiras (mais tiras que quadradinhos), os quadrados de fruta junta-se ao creme feito com as natas e o leite condensado e o resto reserva-se.
Quando o bolo estiver feito e tiver arrefecido cerca de 10/15min, corta-se uma tampa do bolo e retira-se o miolo da base do bolo, que é esfarelado (com a mão ou com o auxilio da colher de pau). O miolo é misturado com o preparado do leite condensado, natas e quadrados de fruta, de forma a formar uma pasta leve mas firme.
Preenche-se o fundo "do bolo desmiolado" com as tiras de fruta cortadas anteriormente e depois coloca-se o recheio preparado, colocando-se outra camada de tiras de fruta por cima, por fim coloca-se a tampa do bolo.
Bate-se os dois pacotes de natas bem firmes (com a mistura de 3 colheres de sopa de açúcar) e cobre-se o bolo.
Enfeita-se a gosto com fruta e coloca-se no frigorifico para ser servido bem fresquinho.

Foi uma óptima ideia para utilizar como bolo de aniversário! Todos adoraram e ficou bem fresquinho e apetitoso para utilizar nas noites quentes de Verão!

1 comentário:

paula disse...

adorei este bolinho alem de que fresquinho deve ser uma delicia