domingo, 16 de dezembro de 2007

Bolo Rei


(esta receita foi copiada do livro Sabores de Natal da Popota, com algumas alterações mas na generalidade está praticamente como no livro citado)
Ingredientes:
- 1.100kg de farinha (pus um pouco mais - talvez mais 200g)
- 110 manteiga
- 500g de açucar
- 1cl de leite (pus cerca de 3 cl)
- 6 gemas de ovo
- 6 claras
- passas de uva branca e de uva preta, miolo de amendoa laminado, nozes, pinhões, etc (sem quantidade exacta, fiz a olho!)
- aguardente para passar sobre a massa quando for moldada
- 40g de fermento de padeiro (usei 50g)
- 5 g de sal
- 1 ovo para pincelar
Como eu fiz:
Misturei 220 g de farinha com o fermento de padeiro desfeito no leite morno. Amassei a mistura e tapei com um pano de algodão, deixando em repouso por 2 horas a fermentar.
Peneirei a farinha restante sobre a mesa ficando em monte. Abri um cova no meio onde deitei o sa, o açucar, as gemas de ovos, as claras, a manteiga derretida, os frutos secos em quantidade suficiente para amassar.
Juntei as duas massas, (a que tinha ficado a fermentar e a que foi feita posteriormente), e amassei até ficarem ligadas. Tapei com o pano de algodão e ficou a fermentar cerca de 4 horas.
Passado este tempo, dividi a massa em duas, e moldei-a com a forma da foto, passei a massa com aguardante enquanto a moldei, por cima do bolo coloquei frutos secos a gosto, desde nozes, amendoas, ameixas, tamaras, o que quis e pincelei com gema de ovo no final.
Coloquei a massa no tabuleiro e foi a cozer ao forno cerca de uma hora a 160ºC.
Ficou um pouco cozido de mais mas muito saboroso.

Sem comentários: